quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pés e partos

E lá estava ela naquele dia ensolarado de fevereiro, na ilha, andando pululante pelas areias branquinhas quando, lépida e fagueira, pisou numa fogueira. Daquelas com brasas fingidas que parecem apagadas, mas, quando pisadas, arrasam as solas dos pés das meninas serelepes e - agora - não tão felizes. A pior dor que ela já sentiu em toda a sua vida. E sua tia, bondosa que era, a acudia citando casos de mil outras queimaduras ainda piores que a dela. Como se dores maiores dos outros fizessem alguma diferença na sua própria ardência. Que dor! E que vontade de enfiar uma meia goela da sua tia abaixo. Segurou-se e a dor se foi depois de algumas bolhas e pomadas.
Ontem estava ela, grávida de oito meses e meio, em pé, quase graciosa em toda a sua protuberância, no consultório da médica que faria o parto e a ouviu perguntar calmamente.
- E então, que tipo de parto vai preferir?
Ela, com toda a certeza do mundo, respondeu.
- Normal, claro.
Talvez surpresa pela resposta tão rápida, talvez interessada pela palavra de obviedade, a doutora quis saber a razão da sua escolha.
- Mas por que normal?
- Ah, é que, quando eu tinha doze anos, eu queimei meu pé.
E sorriu como se aquilo explicasse tudo. E explicava.

12 comentários:

  1. "Como se dores maiores dos outros fizessem alguma diferença na sua própria ardência"
    Só... É como aqueles e-mails que recebemos com fotos de pessoas em situação de miséria, dizendo que não podemos reclamar da nossa vida (é, o fato de ter gente em situação pior anula nosso direito de protestar quando somos injustiçados, ou quando nos tiram algo que nos pertence, ou quando nos tratam mal). Vontade de responder o e-mail mandando o remetente pro inferno.
    Dor de parto deve ser mais forte, mas pelo menos não é contínua, como dor de queimadura. A idéia ainda me assusta um pouco.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. "Como se dores maiores dos outros fizessem alguma diferença na sua própria ardência" +1 isso diz tudo, as vezes a gente quer ouvir apenas nossa dor e tirar as lágrimas de dentro. Adorei o final.

    ResponderExcluir
  3. Por um instante me vi perdida no teu texto, mas você soube certinho como ajudar o leitor a se cituar.=)
    hehehe'

    "E sorriu como se aquilo explicasse tudo. E explicava."

    Realmente explicava.;)
    Adorei muito!=DD

    Beijos.
    =**

    ResponderExcluir
  4. gostei do dinamismo do texto, vc é talentosa! seguindo aqui!

    ResponderExcluir
  5. Seguindo :) Gosto daqueles que escrevem, e escrevem lindamente. Amei seu blog, e votei no fundo branco. haha.

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo, Carla! Eu A M E I esse texto! Sem contar que você deu leveza e um toque de comédia ao texto que me prendeu do início ao fim! Depois de algumas dores, a gente sente que suporta tudo! :D

    Ei, moça, posso te linkar?


    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Texto ficou muito bom, adoro o jeito que você escreve *-*

    P.S: Desculpa a demora para aparecer viu? Estava sem internet ;/ e Charlie é nome de principe sim *-* Adoro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK er.

    ResponderExcluir
  8. Cada mente seu mundo, né? não acredito que esse texto tenha puro e simplismente um sentido real. então, para o sentido ilusório eu digo que esse texto ficou maravilhosamente bom. A dor...tenho outras concepções. A dor engrandece! E sim, o fato dela ter queimado o pé aos doze anos, sem sombra de dúvidas, explica tudo.

    beijos,amiga. [como vc pediu, postei texto novo.]

    ResponderExcluir
  9. Tava com saudades daqui já! Desculpe minha ausência insana, é que minha internet se foi, mas tô de volta! Valeu por me entender e por me aconselhar! Tava precisando disso!

    ResponderExcluir
  10. A dor do parto pode ser grande, mas só de saber que vai dar a oportunidade de vida a um ser supera tudo *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. pois é, Ele nos deixou os amigos. mas mesmo os amigos falham sem perceber, porque são humanos igual a todos nós, mas Jesus é o Amigo Perfeito, e é a isso que a letra da música se refere: "porque amor, vida, sinceridade, um amigo irmão, palavras de verdade, só quando encontrar Jesus" :)
    às vezes os amigos falam simplesmente o que queremos ouvir, e não o que PRECISAMOS ouvir, e isso não é bom. ^^'
    enfim, é por aí que a música anda. :D
    amigos são muuito importantes sim, mas há amigo mais chegado que um irmão. :)

    AYSDGAHDUAHDUHA eu ri com esse texto. pra mim faz sentido. XD
    pois é, queimar o pé abre nossos olhos pra novos horizontes. :DD

    ResponderExcluir
  12. Opa... um caso com jeito de próprio, ou então de alguma conhecida. Bom, se sim ou se não, pouco importa. Ficou lindo o resultado! Quem é o filósofo a dizer que no crisol da dor se depuram as grandes almas?
    Amei!
    Abração!

    ResponderExcluir