sábado, 17 de abril de 2010

"Pai, afasta de mim este cale-se!"

- ... pois estou sozinha, Senhor. - Ela interrompeu a sua prece quando ouviu passos descendo as escadas rumo ao porão escuro onde se escondia.
- Por aqui! - alguém gritou. - Acho que encontrei alguém!
Ela encolheu-se ainda mais tentando parecer menor do que os 157 centímetros que tinha e ocupar o mínimo espaço possível, mas a sua respiração ainda parecia alta demais. Seu coração chacoalhava dentro do peito e era impossível não tremer ao sentir aquele filete de suor gelado escorrer por suas costas quentes.
- Onde ela está? - outra voz, dessa vez mais perto.
Valquíria cerrou os punhos e levantou-se devagar.
- Eu estou aqui. - sussurrou e depois mais alto: - Eu estou aqui!
Todos os homens - ela contou rapidamente seis ou sete - viraram-se para a figura magra que tremia num dos cantos fétidos daquele porão imundo.
- Então pensou que poderia esconder-se de nós? - os soldados perguntaram.
- Não, - ela respondeu. - nunca pensei que poderia me esconder de ninguém. Nunca desejei esconder meu rosto, esconder meus pensamentos, esconder a minha verdade. - a coragem presa em sua garganta foi soltando-se lentamente à medida que as palavras iam sendo cuspidas. - Eu estou aqui, como apenas mais uma mulher brasileira que deseja liberdade. Revoltei-me com essa nação desde que...


O Brasil, terra de mártires e guerreiros, lugar daqueles que não desistem por nada, palco de acontecimentos surpreendentes. País de liberdade.
Será?
Há tanto tempo acabou a ditadura e, em conseqüência disso, há tanto tempo não nos revoltamos contra a censura imposta pelo governo e pela mídia. Há tabu, há parcialidade, há incoerência. É, hoje, desconhecido o paradeiro dos jovens brasileiros que tiveram voz há tanto tempo pois a nação brasileira se calou diante de uma imprensa sensacionalista qualquer, processos de 'emburrecimento' em massa vide o Big Brother e as proibições esdrúxulas como o processo de censura na internet proposto pelo senador Azeredo.
Maquiada de "verdade absoluta", a nossa informação foi intoxicada por notícias sem sentido ou aproveitamento e nossos jovens acomodaram-se nas noções pós-modernas de individualismo. Não há mais sentimento de necessidade nacional, não existe vontade ou coragem de lutar por direitos desconhecidos pela nova juventude.
A censura não se esconde mais atrás de fardas verdes, mas está dentro de nós. Quando sentamo-nos em frente à televisão e esperamos pelas mesmas informações mastigadas, quando estamos cansados demais para ler um jornal e quando preferimos o messenger aos meios presenciais de comunicação. Estamos censurando a nossa capacidade de pensar e, em função disso, cansamos de pensar.
Ser censurado não é o pior. O que realmente preocupa é ver tantos braços cruzados diante disso.

Um tiro na boca selou o fim da breve vida de Valquíria. O corpo magro, no auge dos vinte e dois anos, jazia agora no porão da casa abandonada por soldados da ditadura.

Valquíria recebera a sua sentença por falar demais. Qual será a nossa sentença por calar-nos demais?

7 comentários:

  1. nooossa, adorei o texto, tipo se as pessoas falaceem mais o que realmente querem, quem sabe o brazil não estaria melhoor!

    ResponderExcluir
  2. ual!!! tbm gostei e dou ponto e reconheço que já fui muito ativa em movimentos de responsabilidade social, mas hj em dia, nem viu?

    ResponderExcluir
  3. A liberdade de expressão hoje em dia é bem presente; tanto é que, gays não se escondem mais como nos séculos passados. Eles se assumem e não têm vergonha disso. E pelo visto, vêm encarando o preconceito com bastante garra. Nunca desistem de assumirem quem são!
    Cansei de ler, ou assistir jornal; sempre as mesmas merdas, desgraças e desgostos. Ver jornal me desanima, ver jornal me lembra que o próprio ser humano é culpado de tudo o que acontece.

    Quem se limita somos nós.
    Não se vê pessoas como Valquíria. As pessoas pararam de pensar, estamos na fase do 'concordo com o que aquele diz'. Ninguém questiona mais, todos submissos. Isso me enoja.
    Temos que filosofar! Ir mais além, defender nossos diretos e falar o que temos engasgados dentro de nós.


    Adorei! Não sabia da existência desse cantinho tão maravilhoso.
    Estou a te seguir.
    E... aah! Boa sorte no Blor.

    ResponderExcluir
  4. nossa, perfeito o seu texto...o melhor dos que eu ví concorrendo.
    mto bom msm! boa sorte!
    flw!

    ResponderExcluir
  5. Seu texto foi o melhor entre todos os que li esta semana. Realmente, ponto de vista inteligente, aliado a criatividade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. "Valquíria recebera a sua sentença por falar demais. Qual será a nossa sentença por calar-nos demais?"



    A melhor frase do texto! Esse texto mereceu, com certeza, o primeiro lugar!

    Há muito silêncio, muita aceitação, muito consentimento em torno do que nos cerca. Jornais são manipulados, a TV é manipulada, e tudo, absolutamente tudo é feito para nos iludir, e a gente nada faz contra isso, mesmo conhecendo casos iguais na história do país...

    E quando um ou outro ergue a voz, logo acham que é paranóia, síndrome de perseguição! =/

    ResponderExcluir
  7. "Qual será a nossa sentença por calar-nos demais?"

    Perfeito.

    Oq falar a mais?
    *_*

    ResponderExcluir